Ricardo Vale é Deputado Distrital pelo Partido dos Trabalhadores do DF. Eleito em 2022 e com mandato até 2026, nasceu e vive, até hoje, em Sobradinho. Desde a juventude, Ricardo Vale milita politicamente por melhorias para a cidade e para os trabalhadores. Filho de um casal cearense que veio para trabalhar na construção da Capital Federal, ele é o nono filho de uma família de 12 irmãos.
Formado em desenho técnico e graduado em Administração e Marketing, ele é casado e pai de três filhos. Ricardo Vale luta por um Distrito Federal mais justo e inclusivo, e o Gabinete 13 trabalha para que as cidades ofereçam qualidade de vida e dignidade para a população.
Histórico
Em 2014, Ricardo Vale assumiu seu primeiro mandato representativo onde trabalhou ativamente por causas sociais e na defesa dos direitos humanos. A preocupação com a valorização cultural e com as atividades esportivas marcou a atuação do parlamentar.
Durante o seu mandato, Ricardo Vale destinou emendas para áreas sociais, beneficiando, principalmente, a população da periferia do DF. Além disso, ele é o autor de importantes regramentos, como a Lei nº 5615/2016, que declarou o rock brasiliense como patrimônio imaterial do DF; e a chamada Lei nº 5.649/16, conhecida Boleiros, que pretende transformar o fomento governamental do esporte amador em política de Estado.
Ricardo Vale também foi um dos pioneiros a legislar em favor das minorias. No mandato anterior defendeu os direitos das pessoas LGBTQIAP+. Em 2017, criou a Lei nº 5.806/2017, que prevê a Campanha Permanente de Combate ao Machismo e Valorização das Mulheres na rede pública de ensino.