VEJA

Notícias

Ricardo Vale

Distrital quer policiais militares da reserva cuidando do lado de fora das escolas

Projeto de Lei do Deputado Ricardo Vale (PT) prevê uma série de medidas para fortalecer a segurança e combater o tráfico de drogas nas proximidades das instituições de ensino

Noticias

A proposição sugere a Guarda Comunitária Escolar para atuar do lado de fora das escolas

O Deputado Distrital Ricardo Vale (PT) protocolou nesta quarta-feira (26), durante o recesso parlamentar, um projeto de lei para reforçar a segurança nas proximidades das escolas públicas do Distrito Federal. Entre outras medidas, a proposição sugere a Guarda Comunitária Escolar para atuar do lado de fora da escola e próximo da comunidade.

 

Conforme dados recentes da Polícia Civil do DF, houve um aumento na comercialização de entorpecentes em regiões próximas aos centros de ensino. Além do policiamento, o PL também propõe a adoção de um aplicativo próprio para denúncias, a instalação de câmeras de monitoramento nas proximidades das escolas, campanhas de prevenção e enfrentamento ao tráfico de drogas, e investimentos em atividades extracurriculares nas escolas da rede pública de ensino.

 

Para o distrital, os casos de violência do primeiro semestre envolvendo ataques às escolas apresentaram apenas uma faceta do problema e é preciso olhar para os demais desafios. “O tráfico de drogas é uma ameaça constante à segurança da comunidade escolar e muitas vezes motiva outros crimes nas redondezas. Sei que essa proposição será discutida com seriedade e espero a colaboração dos demais distritais para que possamos garantir escolas seguras, com o policiamento no devido lugar, que é fora das instituições, no entorno e sempre prontos para entrar em ação”, defende o deputado.

 

Comunicação Ricardo Vale (PT)