VEJA

Notícias

Ricardo Vale

CLDF discute criação de Cartão Uniforme Escolar no DF

Proposta do Deputado Distrital Ricardo Vale (PT) também prevê que as malharias locais produzam as peças, como forma de incentivar o setor têxtil

Noticias

Pais, alunos e diretores de escolas reclamam da demora na entrega do vestuário dos alunos

Uma Comissão Geral da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai discutir o modelo de aquisição do uniforme escolar para os estudantes da rede pública de ensino. O debate é promovido pelo Deputado Distrital Ricardo Vale (PT), autor do Projeto de Lei 505/2023 que cria o programa com a implementação de um cartão para a compra do vestuário estudantil em malharias do próprio DF. A comissão ocorre nesta quinta-feira (24/8), a partir das 15 horas, no Plenário da CLDF.

 

A proposta do distrital foi apresentada após uma série de reclamações de alunos que deveriam ter sido contemplados com o uniforme, mas iniciaram as aulas sem receber os itens. O problema com a entrega dos uniformes ocorreu porque a compra das peças foi feita na modalidade de pregão, em que empresas de todo o país concorreram. A mudança gerou prejuízos para empresários do setor têxtil, que sentiram o impacto da transferência da produção para outra unidade da federação. “Embora o menor valor tenha sido escolhido, a entrega foi comprometida, gerando transtorno para as famílias”, argumenta o distrital.

 

Além disso, muitos pais também alegaram que a numeração das roupas veio trocada. Para Ricardo Vale o problema pode ser solucionado fazendo a aquisição das peças em malharias localizadas no DF. A mudança agilizaria a entrega dos uniformes e facilitaria eventuais substituições necessárias, além de gerar emprego e renda para a Capital Federal. “Precisamos de mais eficiência nesse processo. Por isso, sugiro que essa produção seja feita por malharias locais, assim as famílias podem escolher onde comprar e ainda incentivamos um importante setor produtivo. Essa escolha vai permitir a geração de emprego e renda, além disso, a arrecadação tributária da comercialização dessas mercadorias ficaria no próprio DF. O Cartão Uniforme Escolar é uma opção viável”, explica o parlamentar.

 

Serviço: Comissão Geral para discutir a criação do Cartão Uniforme Escolar do DF Local: Plenário da CLDF Horário: 15h

 

Comunicação Ricardo Vale (PT)